Inovação

Transforma

Mais do que uma história, vivemos de grandes marcos sempre pautados pela inovação. Cada um desses momentos nos ajudaram a transformar a vida e a história de muitas pessoas. Confira alguns deles na nossa linha do tempo.

/1992

O início da história de sucesso da EPO

O início de uma história de muito sucesso. Com uma equipe estruturada e comprometida aliada à vasta experiência do Gilmar Dias, Eliana Pimentel e Jairo Dias, a empresa foi fundada. Iniciando a sua atuação no segmento de obras verticais de luxo, industriais, comerciais e de infraestrutura, com projetos assinados por vários arquitetos de renome e já marcados desde antes da fundação pela parceria com Gustavo Penna.

Epo

/1994

Inovação e parceria com o arquiteto Gustavo Penna

Nos primeiros anos, a EPO já se destacava pelos empreendimentos construídos com traços de inovação. E assim foi com o Edifício Santiago de Compostela, um empreendimento de alto padrão localizado no bairro Lourdes, assinado pelo arquiteto Gustavo Penna, com 13 unidades de 310 m².

Edifício Santiago de Compostela

1994 | Edifício Santiago de Compostela

/1999

Primeiras aquisições de ativos florestais

Nesse ano, a EPO realizou as primeiras aquisições de ativos florestais, formando o que é hoje o grupo Santos e Dias. Grupo esse que atua nos setores de agronegócio, florestal, siderurgia, logística, madeireira e energia.

Floresta

1994 | Floresta

/2000

Modernidade cercada pela natureza

Lançamento do Residencial Parc Nimbus, localizado na zona Sul de Belo Horizonte, no Santa Lúcia. Mais um projeto desenvolvido em parceria com o arquiteto Gustavo Penna. Um empreendimento arquitetado para ser cercado por áreas verdes, se destacando pela fachada moderna e vista espetacular da cidade mineira.

Parc Nimbus

2000 | Parc Nimbus

/2003

Primeira certificação da EPO e o lançamento do Falls Shopping

A EPO foi certificada pela primeira vez pela Norma ISO 9001:2000 e aprovada com o nível A no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Trata-se de uma norma internacional de padronização de qualidade para empresas, criada para auxiliar a melhoria da gestão e, consequentemente, o nível de satisfação dos clientes. Desde então, a certificação é renovada anualmente. Inauguração do empreendimento comercial Falls Shopping, em Santa Lúcia, que ocupou um papel muito importante no crescimento da região, tornando-se uma referência no bairro.

Falls Shopping

2003 | Falls Shopping

/2005

Desenvolvimento no centro-Sul e atuação em novo setor

Lançamento do empreendimento Parc do Zodíaco, um projeto inovador com arquitetura moderna e contemporânea, criado em parceria com Gustavo Penna. O prédio conta com 23 pavimentos, em um ponto nobre da região centro-sul de Belo Horizonte, o bairro Santa Lúcia. Nesse edifício foi implementado o 1° elevador para carros em Minas Gerais, ratificando mais uma vez o comprometimento da EPO com a inovação.

Inauguração do street mall Woods Shopping, no Luxemburgo. Com ampla variedade de produtos e serviços, o empreendimento trouxe desenvolvimento para a região centro-sul de Belo Horizonte. Entrega do Colégio Jesuíta de Juiz de Fora, marcando a atuação da EPO em um novo nicho de mercado, a área de prestação de serviços.

Parc do Zodíaco

2005 | Parc do Zodíaco

/2006

Importantes parcerias que duram até hoje

Início da parceria entre o Grupo EPO e a rede Leroy Merlin, em que o primeiro contrato foi firmado. A empresa também realizou a entregas dos empreendimentos residenciais Parc Universo e Parc do Sol, e realizou a construção em BTS, do campus Barro Preto Centro Universitário UNA, para o Grupo Ânima. Uma parceria de sucesso que permanece desde então.

/2007

Inteligência e expertise para revitalizar o primeiro bairro: Vale do Sereno

A EPO iniciou a sua atuação na área de urbanismo com a revitalização e implantação do bairro Vale do Sereno, em Nova Lima, um dos maiores e mais importantes empreendimentos imobiliários da região sul. Um lugar cercado pela natureza, com uma localização privilegiada, planejado para atender e receber um público bastante exigente.

Vale do Sereno

2007 | Vale do Sereno

/2008

85 mil m² de arquitetura singular e marcante

A EPO chegou ao seu 16º aniversário com 85 mil m² em construção. Nesse ano, foram entregues um total de 65 mil m², incluindo a loja BH-Sul da Leroy Merlin, localizada na BR-356, onde posteriormente foi inaugurado o BH Outlet.

Loja BH-Sul da Leroy Merlin

2008 | Loja BH-Sul da Leroy Merlin

/2013

Grandes obras, inovação nas fachadas e transformação de dentro para fora

Marcado pela fase inicial de 11 obras, o que corresponde a uma área de 90 mil m². Nesse período, mais 16 projetos seguiam em andamento, equivalente a 350 mil m². A primeira etapa de um dos maiores empreendimentos multiuso da história da EPO foi inaugurada. Um complexo comercial e de serviços de 137 mil m² – sendo erguido entre a estação do Metrô e o Minas Shopping, no bairro União, região nordeste de Belo Horizonte – com dois edifícios: o centro de compras Center Minas e a torre comercial Global Tower.

Mudança para a nova sede do Escritório Central, no Santa Lúcia, bairro que já faz parte da história do Grupo. Um espaço com infraestrutura mais moderna, proporcionando mais conforto para os seus colaboradores.

No segundo semestre, o Grupo se destacou por uma técnica inovadora de fachadas: o Painel Arquitetural, um produto sustentável, que agrega mais qualidade, segurança, durabilidade e agilidade ao empreendimento. Essa técnica foi aplicada com exclusividade no Residencial Sol, obra em andamento da EPO localizada no Vale do Sereno, em Nova Lima, fundamentada "Edifícios Verdes".

Foi realizado o aprimoramento da estrutura organizacional, com um trabalho de planejamento estratégico interno junto a uma consultoria terceirizada. Uma equipe especializada fez um diagnóstico do Grupo e levantou oportunidades perante o mercado e as influências externas.

Houve então uma reorganização do organograma da empresa, formalizando as funções e responsabilidades de cada colaborador, além das relações com os outros setores.

O Grupo EPO ainda criou a Unidade Estratégica de Negócios, com foco em soluções de locação e ocupação de espaços para otimizar e aumentar os resultados das negociações imobiliárias.

Sede EPO

2013 | Sede EPO

Grupo EPO registra crescimento de 15% e recebe premiações

Refletindo a expansão do setor imobiliário, o Grupo EPO apresentou um percentual de crescimento de 15% em relação a 2012 e ficou acima da meta projetada para o período. Além do mercado favorável, o bom resultado foi conquistado por meio de diversas formas de atuação da construtora no segmento: a EPO foi se consolidando com a incorporação de empreendimentos residenciais e empresariais de alto padrão, serviços de engenharia e urbanismo, desenvolvimento imobiliário e fornecimento de equipamentos para serem utilizados em obras e serviços. Com várias obras em andamento, o Grupo alcançou a marca de 295 mil m² de empreendimentos.

Projeto do Grupo EPO foi destaque na XVI Premiação de Arquitetura do IAB/MG, Edifício Alto Buritis, que homenageia os 200 anos do Aleijadinho. Um empreendimento misto com projeto arquitetônico inovador. A qualidade do projeto arquitetônico foi reconhecida pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e elogiado pelo patrimônio histórico. O Linea Empresarial também foi destaque em premiação de Segurança do Trabalho, vencendo duas categorias.

/2016

Importantes entregas empresariais e o primeiro residencial no Vale do Sereno

O Grupo EPO entregou 12 empreendimentos, que totalizaram 528 unidades. Entre projetos comerciais e residenciais, a construtora somou mais de 100 mil m², entre eles: Cayler Office, Global Tower, Business Tower, BHM 2600 Empresarial, BHM 2550 Empresarial e Edifício Nabuco de Senna. Foram entregues também os edifícios Vista e Da Mata, que fazem parte do Complexo Empresarial Paisagem Escritório Parque – com mais de 28 m² de área construída –, localizado no Alto Santa Lúcia. Foi entregue também o primeiro residencial do Grupo EPO no Vale do Sereno, o Sol, iniciando uma história de presença da empresa no bairro.

Residencial Sol

2016 | Residencial Sol

/2017

Línea Empresarial, expansão do Nova Lima Mall e Residencial Terra

Foram entregues o Línea Empresarial – localizado no Lourdes, a expansão do Nova Lima Mall e o Terra –, segundo residencial do Grupo no Vale do Sereno que faz parte do complexo Botânico EPO Casa Natureza e possui uma ampla área verde preservada, tornando o imóvel um lugar único para se morar.

Línea Empresariall

2017 | Línea Empresariall

/2019

Grandiosidade, modernidade e transformação

O Grupo EPO iniciou as obras do Prisma, o maior complexo comercial no Vale do Sereno, com aproximadamente 19 mil metros de área construída – distribuída em 12 pavimentos, reunindo espaços multifuncionais, entre salas e lojas –, construído ao lado dos condomínios mais valorizados de Nova Lima.

Foi iniciada a obra do Espaço 356, um projeto arquitetônico contemporâneo do primeiro shopping conceito de BH. Ele foi projetado com inspiração em centros comerciais de todo o mundo e tem como proposta ser um espaço aberto, com mix diversificado de gastronomia, entretenimento, decoração, moda e serviços, com estrutura sustentável, acessível e inclusiva, proporcionando experiências únicas aos frequentadores. Além disso, a empresa entregou o Residencial Sergipe, o Comercial Veredas e o Navegantes, shopping que também segue o conceito de mixed use.

Espaço 356

2019 | Espaço 356

Prisma

2019 | Prisma

/2020

Prêmio em segurança e saúde do trabalho, primeiro Power Shopping da cidade e importantes lançamentos

Colocando a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores em primeiro lugar, o Grupo EPO conquistou, pela terceira vez consecutiva, a categoria Empresa Prevencionista do 21º Prêmio de Segurança do Trabalho, promovido pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG). O mestre de obras da construtora, Fernando Messias Figueiredo, também foi premiado na categoria “operário destaque” em segurança do trabalho.

A empresa realizou investimentos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como o Contemporâneo, localizado em Contagem. Já em Betim, foi lançado o Kubitschek, um novo bairro com cerca de 430 mil m² e mais de 200 lotes, a partir de 360 m².

Localizado a cinco minutos do Centro de Betim, o empreendimento foi planejado para proporcionar qualidade de vida, com uma grande área verde definitiva e melhor mobilidade, com ruas largas e planejadas. A instalação de uma nova centralidade para a cidade, a poucos minutos do Centro, com opções de moradia, comércio e serviços, viabiliza oportunidades de desenvolvimento econômico em Betim. Foram lançados também dois empreendimentos residenciais, o Parque Bandeirantes no Sion e o Rio Branco na Savassi, todos com grande sucesso de aceitação e vendas.

Foi entregue o empreendimento Centerminas, o primeiro Power Shopping de Belo Horizonte, com localização privilegiada no bairro União. Além do shopping, o complexo compõe a torre comercial Global Tower, totalizando uma área construída de aproximadamente 150 mil m².

O Grupo EPO gerou mais de 100 empregos diretos e mais que o dobro em empregos indiretos, o que representa um número de 80% a mais de contratações de mão de obra se comparado com o ano anterior.

Complexo

2020 | Complexo

/2021

Ano de novidades, cuidado e inspiração

Marcado pelo início de importantes obras, entre elas, os residenciais Brisa, Luar, Parque Bandeirantes, Rio Branco, Navegantes Comercial e Residencial, além do lançamento do Quintas de Cachoeira, um loteamento de chácaras urbanas, localizado na Estrada de Glaura. Foram entregues os empreendimentos Contemporâneo Mall, Via 710 e San Giuseppe Residencial.

A empresa foi recertificada com a ISO 9001 e SiAC/PBQP-H, Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, que foi desenvolvido pelo governo federal para avaliar o setor da construção civil. Dentro desse programa está inserido o regimento SiAC, Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras – ambos com Nível A. Conquistou também o 23° prêmio de segurança do trabalho Sinduscon-MG e Seconci-MG, por apresentar práticas inovadoras no enfrentamento à COVID-19. A EPO se preocupa muito com a segurança dos colaboradores e está sempre buscando meios e implementando novos métodos para garantir o cuidado de todos. Um cuidado que é constantemente ratificado com essas premiações.

No mesmo ano, o Grupo EPO firma parceria com a BRA Renováveis, empresa de geração de energias renováveis do Grupo MGO Participações, para implementar energia fotovoltaica em 100% das suas obras. Os empreendimentos contemplados nesse primeiro momento são: o Espaço 356, o Parque Bandeirantes, no Sion e as obras dos residenciais Luar e Brisa, no Vale do Sereno. Está prevista a instalação nas obras do Rio Branco, na Savassi, e no Navegantes, na Lagoa dos Ingleses.

A iniciativa foi inspirada em exemplos de sucesso de países, alguns até menores e com menos irradiação solar que o Brasil, que estão à frente na geração limpa de energia. A EPO está sempre em busca de novas tecnologias e soluções inovadoras como esta, a fim de incorporar cada vez mais o conceito de sustentabilidade aos nossos empreendimentos.

O Grupo EPO e a BRA Renováveis estudam um projeto para futuramente estender a oferta da energia fotovoltaica para o consumo nos condomínios de prédios residenciais e comerciais entregues pela construtora.

Brisa Residencial

2021 | Brisa Residencial

/2022

Há 30 anos, a inovação inspira

Ano marcado por 30 anos de uma história de sucesso e solidez. Um caminho traçado pelo Grupo EPO com muita dedicação, comprometimento e expertise, atuando no mercado movido pelo propósito de melhorar a ocupação urbana e transformar vidas, por meio de soluções inovadoras e inteligência construtiva. Mais de 400 empreendimentos e 1,5 milhão de m² construídos ratificam a excelência da EPO no mercado imobiliário e comprovam, mais uma vez, a sua preocupação em cuidar dos seus clientes, proporcionando conforto, exclusividade e segurança.

Ainda nesse ano, o Grupo EPO realizou lançamentos importantes, entre eles: o Torre Catharina, no Alameda da Serra, o bairro Jardim da Serra, na melhor localização de Sete Lagoas, e a Casa EPO – loja conceito do Grupo.